Quem Somos:

   O TERLUZ – Templo Espiritualista Raios de Luz é uma casa de Umbanda regida pelos orixás IansãOxossi e Ogum e tem como mentor espiritual o Sr. Cacique Tupinambá.

   A casa tem como principais fundamentos os ensinamentos da Umbanda genuína trazidos pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e pelo médium Zélio Fernandino de Moraes em 1908. Sob influência de religiões dos povos bantos na África, do catolicismo, de ritos e crenças indígenas e espiritualistas (kardecismos, esoterismo, ocultismo oriental), o TERLUZ é categórico quanto à crença de uma única Umbanda, não concordando com sua subdivisão ou tipificação. Contudo, mantendo o respeito a todas as casas de Umbanda existentes e às diversas religiões.

   O TERLUZ teve sua primeira casa aberta ao público em abril de 2012, porém a história do seu surgimento é muito anterior a esta data. A gênese do TERLUZ foi marcada por encontros entre sua família e alguns amigos de Carla na sua residência para estudos do evangelho e orações.

 

TERLUZ Centro Umbanda Salvador Estrada do Coco Abrantes
Carla Cid

   Carla Freire Cid nascida na cidade de Salvador-Ba em 08/04/1975. A primogênita de uma prole de três filhas de pai médico e mãe pedagoga. Carla foi batizada na Umbanda quando completara um mês de vida, após seu pai ter sido curado, pela sua fé e de seus familiares, de uma doença não diagnosticada. Em agradecimento a graça alcançada seu pai a iniciou na religião. Neta e bisneta de curandeiros, benzedeiras, descendentes de índios e escravos os quais alguns ela não conheceu, Carla, ainda recém-nascida, passou a frequentar e vivenciar a Umbanda juntamente com seus pais e avós, unidos pela fé em uma força maior.

   A trajetória da sua vida seguiu entre estudos e trabalhos. Mas a hora chegou! O chamado para o cumprimento de sua missão junto à Umbanda e seus trabalhadores se fez urgente. Assim, através da mediunidade, passou a ter suas ações guiadas para o objetivo que era o de abrir a porta de um templo umbandista para o trabalho de caridade aos encarnados e desencarnados.

   Até os dias atuais Carla divide o seu tempo entre a sua vida profissional e o trabalho religioso e de caridade do TERLUZ.

   Carla Freire Cid, dirigente do TERLUZ é Assistente Social graduada pela UCSAL-Universidade Católica do Salvador, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo UNICENID e Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu. Atua como Assistente Social na área da saúde e como docente na graduação de cursos de Serviço Social e pós graduação.

   Abaixo, registro fotográfico da família de Carla no seu batizado na umbanda com um mês de vida. Imagem dos pais, avós (in memoriam) e D. Licinha-dirigente/mãe no santo (in memoriam) e demais médiuns da casa, em 1975.